A fechadura, de Luís Gabriel

Atualizado: Mai 14

De acordo com o autor "A fechadura" representa um estado mental caótico e ansioso. A agonia e a angústia foram representadas nesse esboço, desenhado e apagado várias vezes até chegar ao resultado final.

@lugg___

Vamos analisar um pouco dos símbolos que envolvem o poema?


A chave remete a mudança, porque é através dela que as portas tem o poder de abrir e fechar. Jano ou Janus é o deus romano associado tanto a portas como a transições, porque ele representa os começos e os finais. Janeiro tem esse nome em homenagem a ele. Sua figura é artisticamente ilustrada com duas faces opostas uma para outra, onde uma olha para o passado e a outra para o futuro.


Mas o que isso tem a ver com a imagem esboçada por Luís Gabriel? Ao ver através da fechadura podemos ter duas possibilidades: a primeira seria o término de um ciclo mentalmente caótico que se finaliza no momento do fechamento e a segunda é que essa porta está prestes a ser aberta, justifica ansiedade transmitida pelo autor.


Essa ambiguidade faz com que o público sinta essa aflição.



Conheça Luís Gabriel


Luís Gabriel é um ilustrador que cresceu ao redor de artistas, lápis e pincéis. Ele tem o ser humanos e suas expressões corporais como sua maior inspiração.

Quando a arte surgiu na sua vida Luís?


A arte sempre esteve na minha vida desde pequeno, uma avó era pintora e a outra fazia crochê. Eu era o único neto homem no meio das mulheres aprendendo a pintar/desenhar.


Então a arte teve muito espaço na sua infância né?


Sim! Minha mãe trabalhava com crianças e também teve muita influência nisso. Ela sempre me dava gibis e materiais para desenhar. Tudo em minha volta

girava em torno da arte e era questão de tempo pra eu me enfiar nisso de cabeça.


Esse apoio da família é muito importante mesmo!


Com certeza! Hoje praticamente metade da minha família trabalha com arte no geral.


Pode resumir sua formação artística?


Além dos aprendizados na infância, tive uma base autodidata e fiz alguns cursos da udemy/crehana/domestika que me deram outras visões.


E o que a arte significa para você?


Arte pra mim representa salvação, união, meditação, fuga e futuro, parece bem aleatório mas todas essas coisas citadas representam como ela salva a minha vida.


Você consegue descrever o seu processo criativo?


Não sei muito bem como formular o ponto em que decido criar. Muitos de meus desenhos são criados quando eu vejo algo interessante ou quando estou em algum momento difícil. Meu processo criativo é caótico! Eu vejo modelos, gestos, cenas de animes, séries e hqs e tento relacionar elas ao meu sentimento.


O que mais gosta de desenhar?


Pra mim a coisa mais expressiva é o ser humano, o nosso corpo, gestos, jeito de andar, agir ou de pegar um copo. A minha arte representa a forma que eu vejo as expressões corporais das pessoas ou a minha própria.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo