top of page

A presença do romance no Wattys

Hoje finalizaremos a nossa série de reportagens especiais sobre o prêmio Wattys, dessa vez com o gênero romance. Depois de falarmos sobre a origem do prêmio em nossa primeira reportagem, e do funcionamento da plataforma na segunda, discutiremos o futuro do Wattpad.


Conheça as autoras




Roberta Bowell é uma fluminense do Sul do estado do Rio de Janeiro, conterrânea de Fagundes Varela, um dos últimos ultra-românticos e grande inspiração na escrita da autora. Além de entreter, Roberta também procura incentivar jovens escritores a não desistirem de seus ideais e sonhos. “Jogo da Realeza” é sua obra contemplada no Wattys de 2020 pela categoria romance.

E. M. Hott nasceu em fevereiro de 92 no Espírito Santo. A autora é graduada em Administração pela faculdade Estácio de Sá de Vila Velha. Sua construção de obra se foca principalmente nos personagens, mas sua obra vencedora “Se os cavalos falassem” foi uma exceção porque a temática já havia sido decidida. Escreve com o intuito de transportar os leitores para as suas histórias

Amélia Monteiro cresceu numa pequena cidade do Espírito Santo. Seu primeiro contato com a literatura se deu por meio de fanfics, quando ainda era muito jovem. Desenvolver relacionamentos verossímeis na narrativa é o que mais a atrai, mas também flerta com o suspense. Foi uma das vencedoras Wattys 2020 na categoria romance com sua obra “Entre telas e pincéis”.

Uma breve história de romance

A origem do termo romance tem algumas teorias, a mais aceita defende sua origem na palavra romanice, que refere-se às obras escritas em romanço, a língua popular falada nas regiões ocupadas anteriormente pelos romanos. Foi inclusive a partir dos romanices que surgiram as línguas românicas, nossa língua materna veio daí. A palavra se desenvolveu e começou a ser utilizada como gênero literário.

Apesar de muitas obras influenciarem os romances, como os romances de cavalaria, especula-se que em 1670, houve um livro inaugural para a definição do gênero. A obra Zaíde, uma história espanhola, assinada por Jean Regnault, Senhor de Segrais (1624-1701). Esse é considerado o primeiro romance. Uma curiosidade sobre essa obra envolve a autoria, que apesar de assinada por Regnault, acredita-se que tenha sido escrito por Madame de La Fayette (1634-1693).

Nesse momento histórico o romance se caracterizava como uma narrativa longa onde se transpõe a vida e os sentimentos de personagens fictícios. O contexto histórico envolveu a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, um período eufórico e transformador para as ideologias e as artes. Foi aqui também que o Romantismo surgiu. Através da facilidade que a imprensa trouxe para a produção de livros dois gêneros se popularizaram, o romance e o folhetim. Os dois se diferenciavam principalmente pela extensão, onde o romance era uma narrativa mais longa e o folhetim o oposto.

Artista: Aliza Capiloto

O Romantismo, movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII se caracterizava por alguns dos pontos observáveis nos romances atuais. Alguns deles: sentimentalismo, subjetivismo, idealização da mulher amada e a trama voltada para si mesma. A partir dessa estética é que se estabeleceu o gênero como o conhecemos hoje.

As autoras indicaram algumas das obras que influenciaram a sua escrita: Cecelia Ahern, autora de “PS, eu te amo”, Nicholas Sparks, "Caixa de Pássaros" de Josh Malerman, "Ecos" da autora Pam Muñoz Ryan, "Cinco Minutos" de José de Alencar, as autoras independentes: Tânia Almeida e Patrícia Queiroz e a clássica coleção Vaga-lume.

Obras premiadas

O jogo da Realeza

Sinopse

No Reino de Salazar Dellonio, a linhagem se perdera há décadas durante uma batalha e, depois de muito debater com a alta cúpula, os líderes decidiram nomear trinta jovens da redondeza como príncipes e princesas. Sendo desta forma, foi decidido que todos os que desejassem se tornar rei e rainha de Salazar Dellonio, deveriam participar da disputa realizada quando as atuais majestades falecessem. Vinte anos após a decisão, Gérard e Yanna, reis de Salazar, morrem. Agora, quinze homens e quinze mulheres terão a chance de provar que merecem sentar no trono almejado. Depois que um casal estrategista entra na corrida pelo reinado, duas histórias diferentes que se cruzam dentro do Castelo das pedras.

A autora começou a participar de concursos municipais de escrita desde cedo e encontrou na labor das palavras a sua grande paixão. Em suas obras ela gosta de trabalhar sobre o pré julgamento sobre as pessoas e todas as protagonistas da autora são mulheres fortes em suas particularidades. A ideia de "O Jogo Da Realeza" veio em uma madrugada de insônia, enquanto editava algumas imagens para capas. Quando a palavra "jogo" veio à mente da autora, ela logo pensou em Xadrez, uma das maiores referências presentes no livro. A dinâmica do livro é em Reality Show, o trono de Salazar está em jogo e somente um casal se mostrará apto a ascender aos lugares de rei e rainha.

E se os cavalos falassem?

Sinopse

Valquíria teve uma vida curta, mas feliz, ao lado de seu marido Ernesto, que faleceu em um acidente de trabalho. Apesar da tragédia, manteve-se uma pessoa doce que focou seus esforços em seu trabalho. Anos mais tarde, um telefonema de uma amiga mudou sua vida. Após ouvir o desabafo de Selina, decidiu ajudá-la com sua filha, Elis. Desde o primeiro contato com a menina, sentiu certa familiaridade e nostalgia. Mal sabia que essas sensações apenas aumentariam. Tudo começa a atormentar sua mente quando Flecha Preta, cavalo de seu falecido marido, reconhece Ernesto em Elis.


A autora costuma tratar de temas pesados como relacionamento abusivo e violência, mas a espiritualidade também é marcante em suas histórias. Utiliza algumas ferramentas como metáfora e linguagem poética. Sua principal marca registrada é o alívio cômico para deixar a história mais leve.


Sobre telas e pincéis

"𝑭𝒐𝒊 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒄𝒐𝒃𝒓𝒊𝒓 𝒖𝒎𝒂 𝒏𝒐𝒗𝒂 𝒇𝒂𝒄𝒆𝒕𝒂 𝒅𝒐 𝒂𝒎𝒐𝒓 𝒏𝒐𝒔 𝒃𝒓𝒂𝒄̧𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝒖𝒎𝒂 𝒅𝒂𝒔 𝒂𝒎𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒅𝒐 𝒎𝒆𝒖 𝒎𝒂𝒓𝒊𝒅𝒐..."

Sinopse

Louise está cansada de seu casamento e de tentar ser melhor em coisas que estão fadadas ao fracasso. Ela é apenas uma pintora falida e sem reconhecimento, como Joseph gosta de dizer. Em uma noite chuvosa ela decide abandonar o resto de sua esperança e sobe no telhado da mansão. Quando abre os olhos pela manhã, percebe que havia falhado. Na poltrona ao lado de sua cama está a terapeuta e amiga de Joseph, Ophelia Barnes e uma atração aparentemente inofensiva se desenvolve em torno delas. Lou se sente confusa por estar descobrindo uma nova parte de si ao mesmo tempo que lida com a culpa de ir contra tudo que acredita.

A autora prefere escrever sobre problemas que não sabe lidar em sua vida pessoal. Em Sobre Telas e Pincéis, ela fala de relacionamentos abusivos, traições e machismo. Escrever essa obra foi um desafio justamente pela falta de costume do público da plataforma em relação a temas mais pesados.

O futuro do Wattpad

Em janeiro, foi anunciada a venda do Wattpad para o conglomerado sul-coreano Naver, que é responsável pelo site Webtoon, uma plataforma que dá aos usuários a chance de publicarem seus quadrinhos em formato digital. A empresa também é dona do LINE, aplicativo de mensagens popular no Japão.

Essa notícia gerou um alarde grande no público, justamente pela aura nebulosa de incertezas que se formou. Entretanto, o Wattpad provavelmente não terá mudanças imediatas, até porque os fundadores: Allen Lau e Ivan Yuen continuarão no comando, mesmo após a compra. Espera-se que a integração das plataformas ocorra em algum momento. As autoras entrevistadas têm uma visão positiva sobre o processo.

E o que é Webtoon?


O Webtoon é uma plataforma que, assim como o Wattpad na área literária, fornece formas de interagir e divulgar ao público quadrinhos. A dinâmica do Webtoon, porém, é mais parecida com o Youtube. Os usuários podem se inscrever em séries para acompanhar novos episódios e qualificá-las. A plataforma, também permite que os leitores contribuam financeiramente com os criadores de conteúdo.


Referências


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page