top of page

O Palco, por Alline Souza

Sempre ouvi falar que a vida é um palco, e decidi parar para pensar sobre esta frase. No tablado que precisamos nos apresentar diariamente temos desafios múltiplos que nos fortalecem, e ao mesmo tempo nos enfraquecem.

A força vem da resistência. Da capacidade que temos de nos reinventar quando recebemos críticas duras, ou quando ninguém aparece para nos prestigiar, até mesmo nas situações em que esquecemos o texto, nosso roteiro, nos obrigando a improvisar sob as mais adversas circunstâncias do dia- a- dia. A fraqueza é originada na exaustão da constante luta de se levantar todas as manhãs, ir até o “teatro”, engolir as dores, o sofrimento e o desejo de pedir demissão daquela “peça”. Embora esgotados, muitas vezes com problemas físicos e psicológicos, repetimos nossa atuação diariamente, na esperança de recebermos os louros da dedicação e, quem sabe, sermos ovacionados de pé, pelo menos uma vez na vida.


As quedas acontecem e nunca deixarão de ser um perigo. Um ator que precisa ser suspenso no ar para dar asas à sua interpretação corre o risco de ter seu senso de equilíbrio modificado e da gravidade fazer o seu trabalho de ponta-cabeça. Podemos ter a impressão de que o céu, lá em cima, está desabando sobre nós, nos castigando, nos tirando a oportunidade de conquistar o sucesso. Em momentos como esses, os artistas precisam se empenhar ainda mais em fazer o seu melhor, superar as dificuldades e retomar o controle do seu eixo, de seu Norte. O céu irá desabar, isso é uma certeza, porque a vida não é um ensaio: é uma noite de estreia após a outra, onde erros serão cometidos e as perdas, bem, infelizmente são inevitáveis.


O que cabe a nós, essa trupe nômade que percorre de um canto a outro desta imensidão de terra, é buscar alguém que tenha feito uma audição para o mesmo espetáculo. Alguém que conheça as músicas, os movimentos, a história e a expectativa para os resultados. Essa pessoa ou esse grupo irá amortecer os males das quedas. Mãos que unidas formarão uma rede segura de apoio, confiança e conforto.


Palmas para nós, que chegamos até aqui, apesar dos pés calejados. Somos os protagonistas de nossas apresentações, os que transformam o palco da vida em um espetáculo verdadeiro e único.


Sobre a autora


Alline Souza é uma autora presente em antologias de diferentes editoras, selos e revistas. Possui contos publicados de maneira independente, um livro digital que será lançado no começo de 2022. Escreve ficção científica, ficção fantástica, terror, suspense e não tem medo de se arriscar nos mais diversos gêneros. Apaixonada por séries, livros e U2, acredita que nunca é tarde para que os sonhos virem literatura.




Crônica por Alline Souza
Edição por Elisa Fonseca
Revisão por Gabriela Marra
Edição de imagens por Filipo Brazilliano

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page