top of page

Utopia submarina, de Mariana Neves

Atualizado: 13 de mai. de 2021


@maridasnevess

A criação para a artista foi um grande desafio:


"Pesquisei bastante sobre tartarugas antes de começar a pintar, usei algumas referências. Vi bastante imagens para procurar padrões em como a luz reflete no casco, nadadeiras e outros aspectos do desenho. Foi bem legal e desafiador fazer este quadro, pois não costumo pintar animais. Saí da minha zona de conforto."


O simbolismo da tartaruga


A tartaruga é um réptil que sempre ocupou um lugar místico na mente humana. Desde a origem de seu nome já podemos ver isso. A palavra “tartaruga” tem a sua origem no latim, Tartaruca e Tartaroukhos no grego. Seu significado é “aquela que ocupa o tártaro” (mundos subterrâneos), palco de grandes histórias e mitos.


Muitos povos relacionaram esse animal com o planeta terra, tendo inclusive a participação da tartaruga no início da criação. Os maias, índios norte-americanos, chineses e os xamânicos consideram a tartaruga um animal que representa o poder da Terra, da mãe natureza. Com algumas pequenas variações de mitos ela passa realmente essa ideia de longevidade natural,


Nessa concepção é que o nome Utopia submarina se encaixa perfeitamente. Em um mundo onde o poder de nosso planeta é tão desvalorizado, a tartaruga nadando livremente em águas cristalinas passa a sensação de um poder natural restaurado. Uma paz que todos desejamos.


Elisa Fonseca



Conheça Mariana Neves


Mariana Neves é uma artista autodidata que observa e reproduz na tela aquilo que deseja representar. Tem como referência Alex Ross, um quadrinista fantástico.


Quando surgiu o interesse pela arte? Como foi o seu primeiro contato?


Durante o ensino fundamental tive um professor que fez a matéria de Artes ser muito mais interessante, ele dava muito espaço para sermos criativos e assim, descobrindo diferentes estilos e concepções artísticas. Mas foi no ensino médio que realmente criei amor pela arte. Tive aulas excelentes que me fez conhecer a história de tudo, foram aulas bem marcantes. Além de atividades realmente legais, foi numa dessas atividades que comecei a pintar em telas. Foi amor à primeira pincelada.


Quem você tem como referência? Existe alguém que te guie, que seja o seu ideal?


Admiro muito o Alex Ross, ilustrador de histórias em quadrinhos, com certeza ele é uma inspiração pois me prova que existe perfeição sim e que é possível chegar lá.


O que sua arte representa pra você?


Superação, conquista, paciência, zelo e liberdade. É através dela que conquistei várias coisas, me tornei alguém muito mais paciente e persistente, algo que me ajuda em todos os aspectos da vida.


Como funciona seu processo criativo?


Através da internet podemos ter contato com as mais variáveis formas de conteúdo. Quando vejo algo atraente e novo, fico instigada a tentar. Normalmente me interesso pelo desafio, gosto de tentar fazer coisas diferentes, fora da minha área. Vou tentando diferentes estilos de pinturas e desenhos para poder me tornar mais flexível.


O que diria para quem está começando Agora?


Nada é fácil, porém nada é impossível. Seja decidido e esforçado. Você não conseguirá tudo de um dia para o outro mas conseguirá tudo o que quiser se tiver paciência, principalmente consigo mesmo.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page